Redes Sociais
Destaque
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • RSS - Black Circle

Teste comportamental: autoconhecimento para profissionais de sucesso

19.05.2019

1/10
Please reload

Please reload

Direitos do consumidor que compra pela internet

 

Comprar pela internet é um hábito cada vez mais comum entre os brasileiros, é o que indica uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Os dados mostram que 89% dos internautas realizaram pelo menos uma compra online nos últimos 12 meses.

 

O comércio eletrônico vem conquistando o brasileiro que opta pela facilidade e comodidade de comprar sem sair de casa. Mas o que muita gente ainda não sabe são quais os direitos dos consumidores quando compram pela internet.

 

O advogado Fernando Prado, especialista em direito do consumidor responde as principais dúvidas dos nossos leitores. Confira abaixo!

 

Posso me arrepender de uma compra feita na internet?

Sim, quando a compra do produto é realizada pela internet as regras são diferentes, pois existe o direito de arrependimento da compra previsto no Código de Defesa do Consumidor. Esse direito existe porque o consumidor não tem contato físico direto com o produto quando se compra pelo meio virtual, o que pode levar a existir diferenças entre o que foi oferecido virtualmente e o que foi efetivamente entregue ao consumidor.

 

Existe um prazo para efetuar a troca de um produto comprado pela internet?

o consumidor recebe o produto comprado pela internet e verifica-se que o mesmo não corresponde ao que estava divulgado no site, o consumidor pode solicitar, dentro de 7 dias após o recebimento, o cancelamento  da compra.

 

Efetuada a devolução, o dinheiro pode ser reembolsado?

Após a devolução da compra, os valores pagos serão reembolsados pelo fornecedor do site onde realizou a operação. Porém, o consumidor também tem a alternativa de não solicitar o reembolso, e requisitar a substituição da compra por um outro produto.

 

 

 

Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) oferece dicas e orientações aos consumidores para evita r problemas e golpes  ao realizar compras pela internet. Veja abaixo.

 

- Pesquise em site de buscas sobre a empresa que você deseja comprar o produto, veja se ela é bem avaliada pelos clientes e se têm muitas reclamações. Nesse caso, é melhor comprar de uma empresa com mais credibilidade no mercado.

 

- Na hora de realizar o pagamento da compra, a empresa tem a obrigação de apresentar outras formas de pagamento além do cartão de crédito, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

 

- No caso de compras realizadas fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem o direito de cancelar a compra em até 7 dias.

 

- Tenha cuidado em compartilhar seus dados pessoais, como RG e CPF, por isso, fique atento se a página exibida apresenta um cadeado. Outra recomendação é usar uma senha difícil de descobrir.

 

- Guarde comprovantes e dados da compra como número do protocolo, confirmação do pedido, todas as mensagens trocadas com o fornecedor, informações que comprovem a compra. Isso facilitará o processo de reclamação, caso ocorra algum imprevisto.

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

Contato
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • RSS - Black Circle
contato@mulheresemfoco.com.br
Rua Semi-Gebara, 2-40
Bauru - SP- Brasil

Conteúdo protegido por direitos autorais.

Proibida a reprodução total ou parcial sem

autorização expressa do autor.

Copyright © 2017 

Mulheres em Foco