Mães: o desafio de retornar ao trabalho sem culpa


Foto: Pixabay



A maternidade transforma a vida da mulher, bagunça os planos e muda a rotina do casal. A mãe é tomada por um sentimento que transborda, elas chamam de "maior amor do mundo". Durante os meses da licença-maternidade dedicam todo o tempo e atenção ao novo integrante da família, mas depois desse período muitas mães precisam retornar ao trabalho.


A separação do filho causa sofrimento para muitas mulheres, como foi o caso da analista de suporte Daiane Baraldi de 31 anos, mãe do pequeno Pedro de 1 ano e cinco meses. Ela precisou colocar o filho em uma escola integral quando ele tinha poucos meses de vida.


A analista conta como foi o retorno ao trabalho "pensava que estava abandonando meu filho por ter que ficar tanto tempo longe dele". Ela também afirma que surgiram muitos questionamentos "Será que vão cuidar bem dele?", "Será que ele vai sentir minha falta?”.


Foto: Arquivo Pessoal

Daiane confessa que foi um momento muito difícil, inclusive pensou em desistir e não voltar ao trabalho. Porém, ela retornou, pois era necessário pensar no futuro do filho "o que me motivou a voltar ao emprego foi pensar em uma vida melhor que posso dar pra ele e isso só conseguirei trabalhando. Além disso, sei que na escola ele está se desenvolvendo e tendo desde pequeno uma vida social, convivendo com outras crianças".


Mas a adaptação da mãe foi complicada, no começo ela chorava e ligava o tempo todo para a escola para saber como o filho estava. Com o retorno, também estabeleceu novas prioridades, e deixou claro aos colegas que o filho estava em primeiro lugar. "Eu levo ele para escola e busco, levo ao pediatra, levo para tomar vacinas, e quando a escola me liga eu busco seja o horário que for, pois o Pedro é minha obrigação".


Apesar do sentimento de culpa que muitas vezes é inevitável Daiane orienta as mães "não precisam ter medo, é maravilhoso e desafiador você se superar a cada dia". Mas, ela destaca que é essencial valorizar o tempo que você passa ao lado do seu filho "cuide, brinque, beije, abrace, aproveite cada minuto do seu tempo, ele precisa saber que é importante pra você e se sentir amado".


#mulheresemfoco #mae #filho #maternidade #emprego #trabalho #poslicencamaternidade #criancas #bebes #familia #filha #licencamaternidade

Destaque
Redes Sociais
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • RSS - Black Circle

Conteúdo protegido por direitos autorais.

Proibida a reprodução total ou parcial sem

autorização expressa do autor.

Copyright © 2017 

Mulheres em Foco

Contato
contato@mulheresemfoco.com.br
Rua Semi-Gebara, 2-40
Bauru - SP- Brasil
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • RSS - Black Circle