Contato
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • RSS - Black Circle
contato@mulheresemfoco.com.br
Rua Semi-Gebara, 2-40
Bauru - SP- Brasil

Conteúdo protegido por direitos autorais.

Proibida a reprodução total ou parcial sem

autorização expressa do autor.

Copyright © 2017 

Mulheres em Foco

Redes Sociais
Destaque
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • RSS - Black Circle

Teste comportamental: autoconhecimento para profissionais de sucesso

19.05.2019

1/10
Please reload

Please reload

Dicas de alimentos e receitas para um verão saboroso e saudável

 

Com a chegada das estações mais quentes do ano, os hábitos alimentares mudam, aumenta o consumo de frutas, verduras, sucos e saladas, na tentativa de minimizar o calor típico dessa época.

 

Aproveitando a explosão de nutrientes, cores, aromas e sabores da primavera e do verão, a nutricionista Helena Rower mostra quais os alimentos típicos desse período e os benefícios para a saúde, além de ensinar receitas rápidas e práticas que vão deixar você com água na boca! Confira abaixo!!

 

 

O abacaxi é fonte de vitaminas B1, A e C, além de potássio, cálcio e magnésio. Também contém bromelina, enzima que auxilia na digestão de proteínas e gorduras, sendo uma substância essencial para o bom funcionamento do intestino.

 

 

 

A casca da jabuticaba deve ser consumida, pois é rica em antocianidina que é 50 vezes mais potente que a vitamina E, e 20 vezes mais potente que a vitamina C. A antocianidina possui propriedades antioxidantes que ajuda a combater os radicais livres, sendo um bom aliado contra o envelhecimento.

 

 

Bolo de jabuticaba

1 copo de jabuticabas inteiras, bem limpas e secas

2 xícaras (chá) de açúcar

1/2 xícara (chá) de óleo

3 ovos

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

 

Modo de fazer: bata bem as jabuticabas no liquidificador junto com o açúcar, o óleo e os ovos. Coloque em uma vasilha a farinha, o fermento e acrescente o que já foi batido no liquidificador. Misture tudo até que fique uma massa homogênea. Unte e esfarinhe uma forma de furo no centro, depois coloque o bolo para assar em forno preaquecido a 180°C.

 

Dica da nutri: o bolo de jabuticaba pode ser servido com iogurte grego, uma combinação de sabores deliciosos.

 

 

 

 

O pêssego é rico em antioxidantes, que vão desde o licopeno de Vitaminas A e C  até o ácido clorogênico. Todos estes antioxidantes são importantes para manter o corpo saudável.

 

 

 

 

 

 

Já o morango além de muito saboroso, é rico em vitamina C, betacaroteno, ferro, cálcio, fósforo e potássio. A fruta é importante no tratamento de gota e reumatismo; aumenta a resistência às infecções; tem ação anticancerígena e equilibra o fígado devido aos seus açúcares naturais.

 

 

 

 

 

A abobrinha é rica em vitaminas do complexo B, zinco, magnésio e fibras, além de possuir 95% de água. Para melhor aproveitamento das vitaminas do complexo B, a melhor opção é consumi-lá crua.

 

 

 

Salada de abobrinha e especiarias

1 abobrinha grande fresca

6 colheres (sopa) de vinagre

4 colheres (sopa) de azeite extra virgem, sal, salsinha e cebolinha bem frescas e picadinhas a gosto.

 

Modo de fazer: lave e corte as abobrinhas em rodelas bem finas, utilizando um cortador de legumes (quanto mais finas melhor) ou um ralador. Junte os outros ingredientes e misture tudo. Deixe descansar na geladeira por 20 minutos e sirva. 

 

Dica da nutri: manjericão, alecrim, orégano combinam perfeitamente com saborosa salada.

 

 

 

O brócolis é fonte de vitamina C, fibras e proteína. Também é rico em minerais como magnésio, cálcio, ferro e zinco. Deve ser consumido cru ou minimamente cozido, para o melhor aproveitamento de seus nutrientes.

 

.

 

 

A couve-flor contém sulforafano, um composto que combate as células-tronco do cancro, podendo auxiliar na prevenção de tumores. Alguns pesquisadores acreditam que eliminar as células-tronco do câncer pode ser a chave para o controle da doença. A hortaliça também é fonte de potássio, proteínas, vitaminas do complexo B e manganês.

 

 

Petisco de legumes e ricota

2 xícaras (chá) de couve-flor

1 xícara (chá) de brócolis

1 cenoura

10 vagens

4 talos de salsão

4 talos de erva-doce

1 1/2 xícara (chá) de ricota

1/2 xícara (chá) de água quente

3 colheres (chá) de mostarda

1 colher (sopa) de salsa ou salsinha picada

1 colher (sopa) de azeite de oliva

Sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de fazer: cozinhe a couve-flor, o brócolis, a cenoura e a vagem em água fervente com sal, até ficar macia, porém, firme. Limpe os talos de salsão e de erva-doce e arrume em uma travessa de servir. Reserve. Coloque no liquidificador a ricota e a água quente, depois junte mostarda, salsinha e azeite de oliva. Bata tudo até formar um molho homogêneo. Tempere com sal e pimenta-do-reino e leve ao freezer por 5 minutos. Sirva com os legumes cozidos.

 

Dica da nutri: para melhor aproveitar os nutrientes, utilize a água do cozimento para fazer o patê de ricota. Teste sua criatividade utilizando outros temperos como manjericão, alecrim, orégano e hortelã.

 

 

ATENÇÃO: O conteúdo acima não substituiu o atendimento e orientações de um profissional da área. Por isso, procure um nutricionista para tirar suas dúvidas e prescrever dietas de acordo com as necessidades específicas do seu corpo!

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload