Contato
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • RSS - Black Circle
contato@mulheresemfoco.com.br
Rua Semi-Gebara, 2-40
Bauru - SP- Brasil

Conteúdo protegido por direitos autorais.

Proibida a reprodução total ou parcial sem

autorização expressa do autor.

Copyright © 2017 

Mulheres em Foco

Redes Sociais
Destaque
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • RSS - Black Circle

Teste comportamental: autoconhecimento para profissionais de sucesso

19.05.2019

1/10
Please reload

Please reload

Alimentos que aceleram o metabolismo

 

                          Imagem: Pixabay

 

Existem alimentos que quando consumidos aceleram o metabolismo do corpo, como explica a nutricionista Daniele Dominoni. "Alimentos termogênicos como café, pimenta-vermelha, gengibre, chá-verde e canela são mais difíceis de serem digeridos pelo organismo, com isso, é necessário um maior consumo de energia para que ocorra a digestão, favorecendo assim o emagrecimento".

 

Mas a nutricionista alerta que é importante consumir os alimentos termogênicos em equilíbrio, pois quando consumidos em excesso eles podem aumentar a ansiedade e acelerar os batimentos cardíacos. Ela também indica que é necessário ter uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos para garantir um emagrecimento saudável.

 

Confira abaixo 5 alimentos que aceleram o metabolismo:

 

 

 

A cafeína presente no café é um estimulante do sistema nervoso central.

Quando associada a exercícios físicos prolongados, a cafeína promove uma melhora no metabolismo, deixando o tecido adiposo (gordura) disponível para ser queimado. Por isso, é tão importante associar cafeína com atividade física.

 

 

Já a pimenta-vermelha (caiena, malagueta ou dedo-de-moça) é rica em antioxidantes, vitaminas e minerais. Ela acelera o metabolismo, pois possui um composto químico chamado capsaicina que estimula o sistema nervoso, aumentando o ritmo cardíaco e melhorando a circulação sanguínea.

 

 

O gengibre tem ação anti-inflamatória, e é antioxidante, além de ajudar na imunidade do organismo. Ele é um excelente termogênico hipoglicimiante, ou seja, ajuda a diminuir os níveis de açúcar no corpo, acelerando o metabolismo.

 

 

 

 

O chá-verde possui componentes que estimulam o metabolismo, fazendo com que o corpo aumente a utilização de energia. Esse efeito termogênico do chá é atribuído a cafeína presente no mesmo. Além disso, a combinação entre os compostos catequina e cafeína, também acelera  o metabolismo.

 

 

 

A canela é rica em antioxidantes e possui ação anti-inflamatória. Além disso, melhora o controle glicêmico (taxa de açúcar no sangue), ajuda na diminuição do colesterol e triglicérides. Quando consumida a canela aumenta o gasto calórico do organismo durante a digestão dos alimentos.

 

 

 

CONTRA-INDICAÇÕES: 

- Os alimentos termogênicos indicados anteriormente são contra-indicados para pessoas com hipertiroidismo, pois elas já possuem o metabolismo acelerado e a ingestão desses alimentos podem levar a perda da massa muscular.

 

- Também não é recomendado esse tipo de alimento para hipertensos, crianças, gestantes, pessoas com enxaquecas recorrentes, ulceras, alergias e cardiopatias, pois os mesmos podem aumentar pressão arterial, causar insônia e taquicardia.

 

- Pessoas com gastrite ou hemorroidas devem ter cautela para ingestão de pimenta vermelha pois podem piorar o problema.

 

 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload