Contato
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • RSS - Black Circle
contato@mulheresemfoco.com.br
Rua Semi-Gebara, 2-40
Bauru - SP- Brasil

Conteúdo protegido por direitos autorais.

Proibida a reprodução total ou parcial sem

autorização expressa do autor.

Copyright © 2017 

Mulheres em Foco

Redes Sociais
Destaque
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • RSS - Black Circle

Teste comportamental: autoconhecimento para profissionais de sucesso

19.05.2019

1/10
Please reload

Please reload

Recém-formados: dicas para conseguir o primeiro emprego

O Brasil possui atualmente, 14,2 milhões de desempregados, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em relação ao primeiro trimestre deste ano.

 

Os altos índices de desemprego torna o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, com isso, os jovens recém-formados que buscam a primeira oportunidade de emprego enfrentam um desafio ainda mais difícil de superar.

 

A coach Waleska Farias, especialista em recolocação profissional, orienta a não desistir diante do "não", segundo ela o sucesso profissional também depende da  persistência do candidato. Veja a seguir dicas para o jovem conquistar seu primeiro emprego.

 

     Foto: Rochelle Nicole/unsplash.com

 

 

Confira abaixo a entrevista com a coach Waleska Farias, e tire todas as suas dúvidas sobre recolocação no mercado de trabalho.

 

O que fazer quando a limitação é a falta de experiência?

Algumas empresas procuram funcionários jovens, mas exigem experiência profissional. Recém-formados trazem na bagagem conhecimento técnico, mas precisam da oportunidade de trabalho para adquirir prática. Nesse caso, durante a entrevista o candidato deve demonstrar humildade e interesse para aprender e transformar conhecimento em novas habilidades.

 

Qual a importância dos trabalhos voluntários aos olhos do empregador?

Trabalhos voluntários são bem-vindos e contam ponto a favor, pois, o candidato, além da disposição para ajudar as pessoas, também adquire novos conhecimentos e habilidades.

 

A eterna dúvida: Investir no inglês ou na pós-graduação?

Em tempos de economia globalizada, antes de pensar em fazer uma pós-graduação, o jovem profissional deve aprimorar seus conhecimentos em outro idioma. Especialmente o inglês que muitas vezes é requisito básico para ingressar em várias empresas. Não possuir esse conhecimento pode eliminá-lo de vários processos seletivos. Assegurado o domínio do segundo idioma, então, poderá escolher com mais maturidade uma especialização.

 

Currículo simples ou estilizado?

O currículo deve cumprir a finalidade de reunir e comunicar, da forma mais clara possível, as informações relevantes sobre as qualificações e experiências do candidato para indicar que ele está apto a ocupar a vaga em questão. No caso do profissional procurar oportunidades em áreas distintas vale elaborar um currículo de acordo com cada objetivo. Alguns profissionais adequam o modelo de acordo com o perfil da empresa, se formais ou informais, currículos seguem a tendência.

 

O que o mercado de trabalho espera dos recém-formados?

A questão comportamental é um ponto relevante e pesa muito na hora da contratação. O jovem recém-formado deve mostrar que sabe o quer, tem vontade de aprender e interesse em trabalhar e contribuir. Na hora da entrevista é importante que o candidato deixe claro seus valores e disponibilidade para que o recrutador identifique se existe conexão com os valores e conduta da empresa.

 

O jovem candidato deve saber que essa primeira experiência profissional talvez não venha exatamente na medida do seu sonho, mas nem por isso deixa de ser um bom começo. Tudo faz parte de uma nova construção. Um passo de cada vez na direção desejada ajuda a chegar ao caminho ideal.

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload